Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Nazaré Mobilizam o Povo Brasileiro

Da Redação

Círio de Nazaré, em Belém (PA), leva mais de dois milhões de pessoas às ruas

Círio de Nazaré, em Belém (PA), leva mais de dois milhões de pessoas às ruas

Em Brasília (DF), Belém (PA) e outras capitais brasileira, a fé em Nossa Senhora  Aparecida (Padroeira do Brasil) e em Nossa Senhora de Nazaré, moveu milhares de brasileiros no feriado de 12 de outubro.

No DF. Calcula-se que mais de 50 mil pessoas estiveram na procissão realizada às 16h na Esplanada dos Ministérios, onde a celebração mobilizou as pessoas já na parte da manhã, com a Missa das Crianças, às 9h.

Nossa Senhora Aparecida é amada pelos brasileiros desde 1717, quando sua imagem apareceu nas redes de três pescadores, às margens do Rio Paraíba. A devoção  à Mãe de Deus, sob o título de Virgem Aparecida, é cada vez maior.

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mobiliza a massa em Brasília

Imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mobiliza a massa em Brasília

RAINHA DO BRASIL

Esta devoção tornou-se tão forte no Brasil que, em 8 de setembro de 1904,  por ordem do Papa  Pio X, a imagem foi solenemente coroada e proclamada como Rainha do Brasil.

A partir de então, a imagem de Nossa Senhora passou a usar oficialmente a coroa ofertada pela Princesa Isabel, em 1884, e o manto azul-marinho. O título foi confirmado em 1830, quando o Papa Pio XI proclamou a Virgem Aparecida Padroeira do Brasil.
.
A princesa Isabel assinou o decreto de libertação dos escravos no Brasil a 13 de maio de 1888. Em 2009, a Igreja Católica celebrou os 75 anos de Nossa Senhora Aparecida como mãe e padroeira do Brasil.

Conforme mensagem divulgada pela Arquidiocese de Brasília, “são inúmeras as graças e milagres concedidos por Deus em favor do povo brasileiro, mediante a intercessão de Maria Santíssima”.

Nossa Senhora Aparecida, coroa doada pela princesa Isabel, que libertou os escravos no Brasil

Imagem de Nossa Senhora Aparecida, coroa doada pela princesa Isabel, que libertou os escravos no Brasil

Senhora Aparecida – prossegue a mensagem – também foi escolhida para ser Padroeira de Brasília, ainda à época da construção da nova Capital, “uma vez que a devoção  à Virgem sintetiza a fé de todas as pessoas que para cá vieram”. A imagem de Aparecida chegou ao DF no dia 3 de maio de 1957. Brasília foi inaugurada a 21 de abril de 1960.

CÍRIO DE NAZARÉ

A festa religiosa do Círio de Nazaré, em Belém, no Pará, por sua vez, recebeu mais de 2 milhões de fiéis. A missa de encerramento da procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré foi o ponto culminante do evento.

Antes da missa, a comunidade católica paraense  percorreu cerca de 3,6 quilômetros. Segundo a assessoria de imprensa do evento, a 217ª edição do Círio de Nazaré ocorreu sem problemas.

A cerimônia foi presidida pelo arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico. Durante a romaria, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pôde ser vista dentro da berlinda decorada com flores rosas, puxada pelos 400 metros de corda dos promesseiros.

A Procissão do Círio de Nazaré é considerada a maior manifestação religiosa do país. Considerada patrimônio imaterial cultural do Brasil, a festa é tão importante quanto o Natal para os paraenses.

A procissão da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas de Belém começou por volta das 6h40. Da Catedral da Sé, a imagem da santa seguiu para a Basílica de Nazaré, aonde chegou por voltas das 12h.

HISTÓRIA

Nossa Senhora de Nazaré

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José.

No Pará, em 1700, às margens do Igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário de Nazaré), o caboclo Plácido José de Souza encontrou uma pequena imagem da santa, que passou a ser reverenciada.

Em 1792, foi autorizada pelo Vaticano a realização da primeira procissão oficial, em Belém, em homenagem à Virgem de Nazaré. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré acontece em Belém desde o dia 8 de setembro de 1793, quando ainda era realizado nas tardes de quarta-feira. Desde então, são mais de 200 anos de devoção e homenagens à padroeira dos paraenses.

Serviço
www.arquidiocesedebrasilia.org.br




Sem categoria

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo e considere
cadastrar nosso RSS, para ser notificado nas próximas atualizações do blog.

Comentários

Já participei vários anos do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Como sou paraense, também tenho mt fé na Raínha da Amazônia.É
muita emoção.Choro durante todo o percurso.Depois que sai do Pará, nunca mais participei.Mais continuo tendo fé na padroeira dos paraenses.

Comente este artigo

(obrigatório)

(obrigatório)